O tempo é considerado como algo fundamental no espaço em que cada indivíduo se situa. O saber do professor está inserido nesse tempo e por isso precisa do conhecimento teórico para realizar atividades que justificam esse aprendizado. Um exemplo disso é a construção da “linha do tempo”, atividade realizada na disciplina de Estudos Sociais. Assim, como nós professores somos motivados pelas ações, os alunos também são envolvidos nelas. Desse pressuposto emana a necessidade de o aluno inserir-se em sua época, no seu grupo, desenvolvendo sua capacidade de pensar.
A qualificação profissional é uma constante em minha vida, compromissada com a educação. As aprendizagens do curso de Pedagogia são realizações pessoais e os resultados fazem parte do cotidiano escolar. A Pedagogia da construção dinâmica do saber busca uma prática docente que traduz esta postura, e eu a encontro como estudante PEAD.
Nesta trajetória, todas as aprendizagens são importantes. O difícil é destacar uma dentro desse contexto interdisciplinar. O referencial teórico é indispensável, mas a prática forma estruturas sólidas no conhecimento.
De forma progressiva, os recursos e as estratégias propostas nas Interdisciplinas do PEAD promoveram muitos conhecimentos e novos saberes nas tecnologias da informação(computador). Os conteúdos do curso PEAD foram articulados de forma atraente e com ludicidade, e as trocas com colegas que atuam em sala de aula contribuíram quanto à compreensão didática. Em todos os semestres, evidenciou-se muitas aprendizagens nas trocas com colegas, professores e tutores, nos fóruns, nas leituras do referencial teórico, nas práticas com os alunos, portanto, houve aprendizagens a todo momento.
É necessária uma concepção pedagógica que oriente a prática do professor com objetivos e estratégias do uso das tecnologias na abordagem educacional onde o papel do computador implique na promoção do ensino ou construção do conhecimento.
Projeto de Aprendizagem se desenvolveu ao longo do Eixo V (semestre 2008/2), sendo que as diferentes etapas do processo foram construídas e moldadas durante todo o semestre e integralizadas na prática escolar. Hoje afirmo estamos capacitados para as práticas pedagógicas com Projetos de Aprendizagem.
A transformação significativa na escola vem da união e esforços de professores munidos de espírito de inovação. E nós, alunos PEAD, já podemos romper os limites para a construção coletiva de um conhecimento significativo. Hoje concluindo o curso já temos elementos fundamentais para enfrentar as dificuldades inerentes à vida profissional.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Querida aluna Magdalena!
Seu relato documenta a importância do profissional em educação ser um aprendiz sempre.
É gratificante saber que o curso PEAD deixou evidências de aprendizado como profissional responsável, já valeu, todos saíram ganhando.
Não deixe de nos contar as suas experiências.
Obrigada por sua postagem!
Um grande abraço,
Geny
Olá querida mestra!!!
O PEAD faz parte da minha história de vida. Começou um dia mas não tem término definido porque todos os conhecimentos são transportados de alguma forma para a vida profissional. O PEAD vai estar presente sempre porque nunca mais seremos os mesmos, pessoas, professores, pedagogos.
Abraços!
Postar um comentário