Práticas pedagógicas que vem se realizando, aplicados em projetos inovadores. Também revelar sonhos de uma escola de fato diferente, que ainda está por ser feita. Na trajetória PEAD certificamos as habilidades de sermos professores e uma formação de qualidade e competências. É correto afirmar que alunos e alunas PEAD jamais serão os mesmos ao final dessa caminhada. Encontramos na disciplina Seminário Integrador VII a postagem de textos pela autora Luciane Corte Real, importante suporte teórico. A autora fala dos efeitos de uma experiência vivida que não são previsíveis. São explicações dadas por um observador. Nesse sentido, ela aponta para Maturana (1999, p. 265) que: "... a realidade que vivemos depende do caminho explicativo que adotamos, e este depende do domínio emocional no qual nos encontramos no momento da explicação". Real faz referencias em Maturana (1998, p. 32) em que “aprendizagem é o caminho da mudança estrutural que segue o organismo (incluindo seu sistema nervoso) em congruência com as mudanças estruturais do meio como resultado da recíproca seleção estrutural que se produz entre ele e este, durante a recorrência de suas interações, com conservação de suas respectivas identidades”.
Uma professora diferente em sala de aula pode ser o começo para um escola diferente.
...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Querida aluna Magdalena!
Com certeza que uma professora responsável com sua formação, vai fazer a diferença no seu cotidiano, que conseqüentemente reflete no aprendizado de seus alunos.
Fale mais de como acontece essa mudança estrutural?
Abraços,
Geny
Olá minha Mestra!
Vou tentar explicar o que entendi de Mudança estrutura.
Na verdade as mudanças se operacionalizarão a partir do fato de estarmos incomodados, querendo mudar, querendo mais qualificação. O nosso desejo é vital na mudança.Importante também é a valorização do nosso papel no serviço público como protagonistas desse processo. As nossas ações pedagógicas devem estar enriquecidos com atividades realmente significativas para os aprendentes.O conhecimento é ação, transformação e o estabelecimento de relações é agir sobre o objeto e transformá-lo.Piaget(1976,p.37) É a ação do sujeito que possibilita a construção de suas estruturas cognitivas, pode ser atividade mental sem manipuação.
Beijos!
Postar um comentário