Habilidades Desenvolvidas...

A escola Montessoriana da prática do estágio curricular tem um grande diferencial diante de outras abordagens educacionais. Os Exercícios de Vida Prática auxiliam a criança na criatividade, ajuda a desenvolver a característica humana fundamental de sua personalidade: a unidade de pensamento, desejo e ação, chamada de Coordenação de Movimento, que interfere e influi na vida emocional.
Encontramos na teoria de Skinner sobre as aprendizagens na interação com o meio, leituras do referencial teorico encontra-se na disciplina de Psicologia I. A educação foi uma das preocupações centrais deste autor. Skinner considerava o sistema escolar um fracasso por se basear na presença obrigatória, sob pena de punição. Ele defendia que se dessem aos alunos "razões positivas" para estudar. Para Skinner, o ensino deve ser planejado para levar o aluno a emitir comportamentos progressivamente próximos do objetivo final, sem que para isso precise cometer erros. Num de seus livros mais conhecidos, Além da Liberdade e da Dignidade, ele rejeitou noções como a do livre-arbítrio e defendeu que todo comportamento é determinado pelo ambiente, embora a relação do indivíduo com o meio seja de interação, e não passiva.
Skinner era o grande defensor da influência do ambiente no comportamento e aprendizagem. Para Montessori o ambiente é fator crucial no desenvolvimento, porque a criança tem uma mente absorvente, isto a criança é capaz de internalizar as experiências com seu ambiente.

Um comentário:

Geny disse...

Olá Magdalena!

Obrigada por suas postagens.
Estou curiosa em saber mais sobre o seu trabalho!

Abraços,
Geny