A Banca da Editora Projeto.
onde se encontra encartado o CD de Jogos.
Livros, autógrafos e Guaíba uma combinação perfeita.
A Feira do Livro Infantil no cais do porto é um espaço de muitas aprendizagens, além da vista linda do guaíba. A programação de oficinas acontece a todo momento. Foram acréscimos em aprendizagens ao participar da Oficina Informática x Jogo x Alfabetização com a pedagoga Arlette Mabilde dia 10 de Novembro. Os Jogos são importantes e atrativos para alfabetizandos.
O referencial teórico, Projeto? O que é? Como se faz?, de Léa Fagundes traz uma colocação importante sobre o uso do computador na aprendizagem. Todos os trabalhos e ou projetos desenvolvidos com este objeto digital deve ter alguém para coordenar a reflexão sobre a ação, o planejamento de novas ações. Isto é, mesmo os jogos de alfabetização utilizados no computador devem ter a intervenção mediadora do professor com perguntas sobre cada etapa do jogo, lançando desafios e articulando o processo de aprendizagem.
Nesta situação de aprendizagem Léa descreve que para um novo conhecimento possa ser construído, ou para que o conhecimento anterior seja melhorado, expandido, aprofundado, é preciso um desequilíbrio, o sistema assimilador está perturbado porque a certeza “balançou” pois o conhecimento melhora e aumenta.
Texto: Projeto? O que é? Como se faz? - retirado do livro Aprendizes do futuro: as inovações começaram! Autora: Léa da Cruz Fagundes
Co-Autoras Débora Laurino e Luciane Sayuri Sato
Nesta situação de aprendizagem Léa descreve que para um novo conhecimento possa ser construído, ou para que o conhecimento anterior seja melhorado, expandido, aprofundado, é preciso um desequilíbrio, o sistema assimilador está perturbado porque a certeza “balançou” pois o conhecimento melhora e aumenta.
Texto: Projeto? O que é? Como se faz? - retirado do livro Aprendizes do futuro: as inovações começaram! Autora: Léa da Cruz Fagundes
Co-Autoras Débora Laurino e Luciane Sayuri Sato
3 comentários:
Olá! Certamente foi um momento muito rico de aprendizagens...
Gostei muito de sua postagem, mas gostaria que você se posicionasse sobre o seu último parágrafo:
"Léa descreve que para um novo conhecimento possa ser construído, ou para que o conhecimento anterior seja melhorado, expandido, aprofundado, é preciso um desequilíbrio, o sistema assimilador está perturbado porque a certeza “balançou” pois o conhecimento melhora e aumenta".
Abraços
Este parágrafo se relaciona com as intervenções que o professor faz, ao questionar durante um jogo de alfabetização. Não jogar por jogar, mas que o aluno irá construir uma aprendizagem durante o jogo. É disso que Léa faz referência, para que o conhecimento anterior seja melhorado é preciso desafiar para que ocorra o desequilíbrio um "balanço" no conhecimento e este faz o aluno refletir e assimilar para novos acréscimos, o conhecimento melhora e aumenta. Acho que consegui explicar...
Abraços!
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