Como Pedagogos em formação temos muitos argumentos para falar das contribuições de Maria Montessori para a prática pedagogica. São evidenciadas aprendizagens com crianças que utilizam os materiais concretos criados por Montessori. Com o Material Dourado é possível criar e desenvolver com os alunos atividades lúdicas e concretas, estruturadas para conduzi-los gradualmente ao Sistema de Numeração Decimal Posicional. A principal função desse material, até hoje utilizado, ainda é o estudo das quatro operações fundamentais. Para Montessori a educação deve respeitar as diferenças individuais permitindo o desenvolvimento da personalidade e do caráter individual. Para isso, ela deve viver em um ambiente ordeiro que proporcione respeito ao espaço do outro.
Um dia observei uma escola infantil Montessoriana em Porto Alegre que se destacou pelo ambiente com mobílias em miniatura, reproduzidos para garantir o domínio e a autonomia de uso das crianças. Para Montessori este ambiente é adequado e permite a criança agir criativamente e com liberdade no espaço de aprendizagem.
REFERENCIAS: Revista do professor, Outubro a Dezembro de 1990.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário