A oralidade na Educação Infantil...

Para o aprendizado da leitura e da escrita é preciso fazer uma relação com a estrutura sonora de palavras ou de parte delas. No referencial teórico "Jornal Letra A-jun/jul.2005" são habilidades relacionadas à consciência fonolófica as rimas, as aliterações, consciência sintática, silábica e fonêmica. A capacidade de analisar fonemas e de relacionar esses fonemas com as "letras" que os representam, é a última que a criança tende a adquirir na aprendizagem da leitura e escrita.
Construir uma relação da prática do "Plano de Aula" contar a história dos três porquinhos com habilidades relacionadas à consciência fonológica são de reflexões e novos saberes. O referencial teórico de Marta Cuquerella - Grupo de crianças de 4 anos, onde relata as experiências vivenciadas. Marta trabalha a linguagem respeitando o nível próprio de linguagem em que se encontra cada criança e seu objetivo é colocar as crianças diante de uma situação de escrita.
Assim, contar a história, incentivar a releitura da história através de personagens com a escrita de seus nomes e construir uma história coletiva enquanto que a professora escreve o que contam também são argumentos para construir a habilidade da consciência fonológica.

4 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...
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Patrícia_Tutora PEAD disse...
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Patrícia_Tutora PEAD disse...
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Patrícia_Tutora PEAD disse...

Desculpe, tive que apagar o comentário algumas vezes, pois errei 3 vezes a mesma palavra (\o/).

Mas então, contar a histórias, incentivar a releitura da história através de personagens com a escrita de seus nomes e construir uma história coletiva enquanto que a professora escreve o que contam também são argumentos para construir a habilidade da consciência fonológica. Sim!! Com certeza! O importante é repeitar o nível de linguagem de cada criança e não esquecer de trabalhar ludicamente! =)