O que é o método Paulo Freire?

Para Paulo Freire o método de educação é construído em cima da idéia de um diálogo entre educador e educando. A educação para ele deve ser um ato coletivo, solidário - um ato de amor, não pode ser imposta. Considera a cartilha um saber abstrato, pré-fabricado e imposto.
Alfabetizar adultos deve envolver pessoas da comunidade, do lugar onde serão formadas as turmas para alfabetizar. Esse contato direto com a comunidade é durante a pesquisa do universo vocabular. Ele enfatiza que não há questionários nem roteiros predeterminados. As perguntas são sobre a vida, sobre casos acontecidos, sobre o trabalho, sobre modos de ver e compreender o mundo. Seu objetivo imedianto é a obtenção dos vocábulos mais usados pela população a se alfabetizar. Referências: BRANDÃO, Carlos Rodrigues, O que é Método Paulo freire, coleção primeiros passos - editora brasiliense - 1981.
Observar Paulo Freire em ação é de muita reflexão sobre as práticas pedagógicas.
fonte: http://www.paulofreire.org/Crpf/CrpfAcervo000058
O vídeo foi produzido no período de 1999 a 2001 na realização do curso Alfabetização Jovens e adultos, promovido pelo SENAC-SP com assessoria do Instituto Paulo Freire.

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Paulo Freire diz que precisamos errar para reconstruir e assim, assimilar muito mais nossos conhecimentos. Então, você concorda com o termo: "Não há como alfabetizar sem o método?" Volto para continuarmos... Abraços

Magdalena disse...

Sim, “Não há como alfabetizar sem o método”. O método de alfabetização de adultos do professor Paulo Freire representa a fase inicial de um longo processo dentro de um Sistema de Educação.
O Método Paulo Freire é muito simples e fácil de compreender o que ele tem falado e escrito, é parte da vivência da prática. Na prática as relações sociais do trabalho reproduzem os bens de que o homem sobrevive. Podem surgir deste contexto os temas geradores.
Todo o método tem um início e Paulo Freire parte da idéia de que há um universo de fala da cultura da gente do lugar, que deve ser investigado, pesquisado, levantado, descoberto.
Abraços!