Argumentos sobre Célestin Freinet

Argumentar sobre nossas aprendizagens, é buscar conhecimento que tem um objetivo definido e claro, mas seu caminho não é de antemão estabelecido. É preciso promover a reflexão prático-teórica. Para avaliar a prática do fazer pedagógico, Freinet buscou uma maneira de tornar o conhecimento algo importante e acessível às crianças. A ênfase consiste num trabalho cooperativo entre professor e aluno. Para Freinet, a pesquisa é a forma de buscar o equilíbrio entre os impulsos internos e estímulos externos e a ação de viver frente aos novos conhecimentos. Diante das rígidas normas educacionais de sua época, Freinet introduziu mudanças com a proposta da aula-passeio. Nessas aulas, as crianças também tinham contato com a Geografia, a História, a Aritmética, as Ciências Naturais e Sociais. A sala de aula passou a fazer parte da vida de fora da escola.
A proposta pedagógica de Freinet nos deixa uma grande contribuição com relação ao trabalho com Projetos de Aprendizagem, a interdisciplinaridade nos dias de hoje.
Referência: Revista do professor, Porto Alegre, jul/set.1998.

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