Liberdade e Disciplina



A prática na escola montessoriana evidencia um novo conceito de liberdade e disciplina.
Para Montessori, liberdade é uma consequencia do desenvolvimento das capacidades latentes, auxiliadas pela educação. É a construção da personalidade, alcançada pelo próprio esforço e pelas suas próprias experiências. A disciplina nasce quando a criança concentra sua atenção em algum objeto que a atrai e que, ao mesmo tempo, lhe oferece atividade. Graças aos exercícios, a atividade, uma integração acontece na alma da criança e em consequencia disso, a criança se torna calma, feliz, ocupada construindo seu saber. (Pedagogia Científica, 1965)
As idéias de Maria Montessori continuam sendo muito difundidas em vários países do mundo, simplesmente porque a essência da sua obra tem como ponto de partida a VIDA. O homem, enquanto expressão viva da natureza, deve ser orientado no sentido de construir-se como criatura autônoma, produtiva, solidária, criativa e verdadeiramente humana (Teorias da Aprendizagem,2003).
As citações teóricas são os argumentos e a realização das práticas no dia-a-dia escolar são as evidências. A "Aula de Linha" realizada no dia 28-04 me conduziu para a reflexão semanal. Descrição da aula: foi demarcado no chão com fita crepe um grande circulo, no centro foi colocado um tapete com uma bandeja contendo o material para aula( 1 vela, fósforo, apagador de vela). Primeiramente a professora coloca uma música instrumentalizada de relaxamento e começa a caminhar sobre a linha demarcada(circulo). As crianças seguem a professora em silencio e depois todos sentam sobre a linha. A professora faz a apresentação do material da bandeja, pergunta se conhecem e o que é cada material, para que serve e como vai ser a realização da atividade. Todos precisam estar em silêncio para a concentração.
A etapa seguinte a professora acende a vela e passa para a criança a sua esquerda que deve observar a chama da vela e passar para o coleguinha ao seu lado, assim, até passar por todos chegando novamente até a professora. Ela coloca a vela na bandeja e demonstra como apagar a vela com o apagador de velas. São chamados um de cada vez para apagar a vela, toda vez que ela é apagada a professora a acende novamente até todas as crianças realizarem a tarefa. Terminada essas etapas todos fazem um desenho sobre o que sentiram durante a atividade. Oberva-se que ainda estão em concentração durante esta etapa final da "Aula de Linha".
Após a realização da atividade, no transcorrer da semana, percebeu-se mais envolvimento, mais integração das crianças nas outras propostas de atividades.

Bibliografia:
PARIZ, Josiane Domingas Bertoja. Teorias da aprendizagem. In: RODRIGUES, Amir Sandro e outros (org). Curitiba: IESDE,2003.
Pedagogia científica: a descoberta da criança. São Paulo: Flamboyant,1965
.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Maravilha! E as fotos, muito lindas e bem batidas. =)