Hora do Conto...


A leitura foi do clássico "Os tres Porquinhos", história contada com duas versões diferentes. Um livro com a história tradicional que tem o lobo mau. O outro livro como se fosse uma continuidade da versão do primeiro e não tem o personagem lobo mau. O objetivo foi as crianças perceberem que a história pode ser contada de outras maneiras.
Os argumentos para a hora do conto é um momento onde o leitor se transforma, interpreta, faz entonações de voz diferente para incentivar as crianças no transporte para o universo da história. Isso ficou evidente na prática realizada dia 10 de maio com a turma de estágio, a Agrupada II.
Para uma análise realizei a leitura do texto "Encantos para Sempre" do Bloco 5 da Disciplina Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem do PEAD.
"Essas histórias sempre funcionaram como uma válvula de escape para as aflições da alma infantil e permitiram que as crianças pudessem vivenciar seus problemas psicológicos de modo simbólico, saindo mais felizes dessa experiência. Davam-lhes a certeza de que no final tudo acabava bem e todos iam ser felizes para sempre."
Foi importante a leitura do texto para argumentar sobre a teoria em relação a prática. A reação das crianças durante e logo após a leitura. A necessidade deles foi de ver as imagens do livro, pegar o livro, folhear e contar a história e a página onde ficavam mais tempo era a última, o final da história, é lá que está o final feliz.
Referências: Prática de estágio dia 10-05-2010
Texto: "Encantos para Sempre" de Ana Maria Machado - postagem no "Rooda" dia 29-10-2007



2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Ótima postagem! é esse tipo de postagens que esperamos de vocês, alunos em final de curso! Abraços

Magdalena disse...

Olá Patrícia! Obrigada!
Estas palavras são incentivo para a cada postagem as evidências terem argumentações teóricas.
Abraços!