Quando a prática...


...confirma a teoria. Os argumentos são referente a realização dia 19 da atividade com o som da letra inicial do nome que seguiu a prática montessoriana e observada atentamente para uma análise e compreensão e em seguida realiza-la com as crianças. Foi uma experiência maravilhosa. Tudo é realizado sobre um tapete pequeno no chão. A criança senta diante do tapete para realizar as etapas da atividade. Os passos são: ouvirem o som da letra dita pela professora por várias vezes e a criança deve repeti-lo, passar o dedo na letra de lixa(mais de uma vez), escrever na areia(mais de uma vez), escrever em um quadro de giz(mais de uma vez), coloca-se a letra de lixa novamente diante da criança e ela passa o dedo novamente em seguida é colocada uma folha de ofício para quem tem a letra alta(ex. l, t, p...) e meia folha para quem tem a letra baixa (ex. m, n, a...). A folha é colocada sobre a letra de lixa e a criança passa giz de cera por cima transpassando para a folha a letra inicial de seu nome. Os seguintes passos: a criança vai até a mesa, passa o pincel na letra, depois coloca com o pincel cola na letra e cola pedaços de papel picado e outros. Esta atividade foi realizada dia 19-04, no dia 23-04 no início da aula na hora da chamada usei a técnica de chamar as crianças pelo som da letra inicial e algumas crianças identificaram sua letra e ajudaram as que não conseguiram. Atividade importante para minha reflexão sobre o método de Maria Montessori.


2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Sim muito interessante mesmo, gostei muito da técnica. Agora qual a refelxão que você faz sobre essa atividade?

Magdalena disse...

Reflexão sobre a atividade:
Observei e participei do processo utilizado para o trabalho com o som da letra.Para que o som da letra tenha significado para a criança ela escreveu no ar, na água, na areia, passou o dedo na letra de lixa, escreveu no quadro de giz e passou para o papel atraves do giz de cera e não finalizou ali. Levou sua letra para a mesa onde finalizou colando sobre a letra papeis, etc. Minha reflexão iniciou neste ponto, se as crianças com essa técnica lembrariam o som de sua letra após tres dias.A atividade confirmou o meu questionamento sobre as aprendizagens do som da letra.
Na rodinha no início da aula depois dos tres dias a chamada foi realizada com o reconhecimento do som da letra inicial do nome. Quase todas as crianças lembram o som da sua letra.