Aprendizagens Matemáticas


Evidenciar qua a aprendizagem do número não é somente com a apresentação deste, mesmo que esta apresentação envolva etapas importantes como, escrever o número no ar, na água, na areia, no quadro de giz, passar o dedo sobre o número de lixa, pintá-lo, etc. Após as etapas desenvolvidas realizei uma proposta de atividade para quantificar este número com tampinhas de garrafas e dado. Percebi então a dificuldade em separar a quantidade de tampinhas que saiu no dado( 1, 2 e 3- representados com bolinhas) relacionadas ao mesmo número da atividade de apresentação.
Para argumentar sobre essa etapa de aprendizagem das crianças fiz a leitura do texto “Desenvolvimento e Aprendizagem” de Jean Piaget postado na disciplina de Psicologia II.
"O conhecimento não é uma cópia da realidade. Conhecer um objeto, conhecer um acontecimento não é simplesmente olhar e fazer uma cópia mental, ou imagem, do mesmo. Para conhecer um objeto é necessário agir sobre ele. Conhecer é modificar, transformar o objeto, e compreender o processo dessa transformação e, conseqüentemente, compreender o modo como o objeto é construído. Uma operação é, assim, a essência do conhecimento. É uma ação interiorizada que modifica o objeto do conhecimento. Por exemplo, uma operação consistiria na reunião de objetos em uma classe, para construir uma classificação. Ou uma operação consistiria na ordenação ou colocação de coisas em uma série. Ou uma operação consistiria em contagem ou mensuração."
Na teoria piagetiana as crianças nessa idade se encontram em estágio de operações concretas e ainda não sobre hipóteses expressadas verbalmente como na atividade montessoriana da apresentação do número de lixa. Mesmo assim considero a proposta da atividade positiva. A sala de aula montessoriana se destaca pela grande variedade e riqueza de materiais pedagógicos(blocos lógicos, barras de madeira de diversos tamanhos, cubos de diversos tamanhos e muitos outros) expostos para o livre manuseio das crianças o que vem contribuir na operação concreta. O que tenho realizado durante as atividades livres com os materiais pedagógicos é a interação com as crianças enquanto trabalham com perguntas. Como faria diferente, se dá para separar de outra forma, enfim, perguntas que levem as crianças a refletir sobre o material diante deles.
Referências: UFRGS – PEAD 2009/1 Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II
Texto: Desenvolvimento e Aprendizagem - Jean Piaget

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

A partir dessa semana, modificamos a legenda da planilha de acompanhamento para que vocês já fiquem cientes se devem ou não refazer a postagem, já que é necessário que façam reflexões a partir da prática trazendo argumentos ou linkando teoria com prática.

A legenda agora será RC (R= refazer e C= comentário do tutor) ou PC (P = postagem ok e C= comentário do tutor).

Aqui trouxeste teoria com prática, portanto não é necessário que refaças na semana que vem, certo?

Magdalena disse...

Ok Patrícia! Abraços!