Novas Aprendizagens...

São muitos os argumentos para falar da escola de estágio e do início das novas aprendizagens.
Estou em situação de encantamento nesses primeiros momentos com as crianças da escola montessoriana.
Minha turma é a "Agrupada II", eles tem 3 anos de idade. O ambiente é muito, muito organizado com diversos materiais pedagógicos para eles trabalharem. Esta organização é para facilitar a percepção visual.
A criança da escola montessoriana está sempre "trabalhando" em sala de aula. Como diz a diretora; "a criança está sempre extruturando alguma aprendizagem quando manipula os objetos e o termo "trabalhar" é utilizado porque os pais todos os dias vão trabalhar". O termo mais usados no diálogo entre os pais, assim, a criança não se sente excluída desse assunto.
Existe o momento de brincar que pode ser na pracinha, de preferência fora da sala de aula. A aula de Vida Prática acontece naturalmente dentro da sala de aula. Um exemplo: a criança lava o seu copo após o lanche. As aulas de música, Ed.Física, Expressão Corporal, Inglês são realizadas em outro ambiente com um profissional da área. Não tem indisciplina na escola montessoriana, a criança naturalmente é conduzida a desenvolver o seu cognitivo e com as atividades de Vida Prática aprendem com autonomia a lidar com o dia-a-dia.

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Que legal perceber esse teu encantamento... entre essas novas aprendizagens o que mais lhe agrada na escola montessoriana?

Magdalena disse...

Oi Patrícia!
Tentarei dar um exemplo, porque são muitas aprendizagens.
Ex. As crianças podem escolher o material pedagogico montessori e muitos outros que estão dispostos na sala para trabalharem, mas a proposta é cada um trabalhar no seu(o que escolheu)individual mas em alguns momentos eles interagem, trocam de material entre eles. Gostam de sentar na mesinha maior que é de 4 alunos. O que me encanta é ver a interação entre eles. Quando estão trabalhando passo por cada um para fazer questionamentos sobre o que estão realizando.
Bjs!