Ler e escrever é um compromisso de todas as áreas do conhecimento.
Ler é produzir sentido. Ensinar a ler é contextualizar textos.
A língua falada se rege pela variação e aprenderam a falar ouvindo-a o dia inteiro por toda parte e tentando falar como falavam as pessoas ao seu redor.
A leitura só é possível se o leitor conseguir reconstituir o texto a partir das próprias experiências.
Em nossa sociedade atual, não basta apenas dominar as técnicas de leitura e escrita, mas é necessário saber fazer uso do ler e escrever, saber responder às exigências de leitura e escrita que essa sociedade faz continuamente.
O convívio com a língua escrita pode ter como consequências as mudanças na língua oral, nas estruturas linguísticas e no vocabulário.
As evidências desse argumento são facilmente encontrados nos alunos com práticas diárias de leituras de livros, jornais, revistas, etc. Também são frequentadores assíduos da biblioteca escolar a procura de novas obras.
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3 comentários:
Como é conplexo pensar nas questões que envolvem leitura, escrita e oralidade. Assim como é difícil conceituar estas palavras. Sim! Concordo contigo. Ler é tudo isso e muito mais.
Olá! A partir do que foi visto nesta interdisciplina, chegaste a pensar em algo diferente do habitual para proporcionar aos teus alunos? Abraços
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