Alfabetização de Adultos

Pensar e re-pensar a prática de alfabetização como quem está sempre diante de uma novidade.
Para Paulo Freire a alfabetização de adultos é um ato político e um ato de conhecimento, por isso mesmo um ato criador. Enquanto ato de conhecimento e ato criador, o processo da alfabetização tem no alfabetizando o seu sujeito. Como explicar essa formação de Freire. O exemplo citado por ele é simples mas muito prático. Escrever caneta. O analfabeto é capaz de perceber, de sentir uma caneta, de dizer caneta, o que lhe falta somente é escrever caneta e consequentemente de ler caneta. "A alfabetização é a criação ou a montagem da expressão escrita da expressão oral".
Aprendizagem é um processo vivencial, não apenal intelectual, e que o universo de experiências de quem aprende, seja uma criança, um jovem ou um adulto, deve ser a fonte de significado para o que é ensinado/aprendido e para a responsabilidade a ser assumida pelo seu uso.
Referências: Freire, Paulo, A Importância do ato de Ler -São Paulo: autores associados: Cortez, 1988.

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá! Em suas duas últimas postagens fala da alfabetização para adultos. Você tem alguma experiência com alunos da EJA? Poderia relatar alguma vivência que ilustre a sua argumentação! Beijão

Magdalena disse...

Oi Patricia! Não tenho experiência com EJA. As argumentações são referente a leitura das teorias. O modelo freiriano de alfabetização proporcionou um modelo prático para crianças e também utilizado para os adultos.Para Freire o tema alfabetização desenvolve um conteúdo emancipador de suas idéias dentro de uma pedagogia concreta e prática. Por isso, acredito que esse modelo é um dos mais importantes para a EJA também.
Bjs.