Argumentos de aprendizagem:
Estimular o aluno para a aprendizagem é responsabilidade do professor.
Explicar os conteúdos através das brincadeiras e jogos simbólicos, ou jogos com regras, estamos dando oportunidade para que o nosso aluno seja estimulado para a aprendizagem. O aluno dessa forma não recebe o conhecimento pronto, ele constrói e reconstrói o seu conhecimento, sua aprendizagem é construída numa “descoberta” constante, o que é descoberto construído, nunca é esquecido, ele aprende brincando. Isso quer dizer, o aluno está sempre motivado para as tarefas, participa, questiona, planeja, sua auto-estima e confiança aumentam e ele supera as dificuldades das atividades.
Tudo isso é construído por nós professores, a aprendizagem é transmitida de forma lúdica, prazerosa, através de desafios e conflitos cognitivos.
O processo ensino-aprendizagem é natural, espontâneo, mas com o preparo e o planejamento do professor.
O professor deve conhecer os estágios de desenvolvimento dos alunos, as suas possibilidades e limitações que encontramos na teoria Piaget. O professor deve aproveitar o conhecimento que o aluno já tem e parta dele para novos conhecimentos, as Zonas de Desenvolvimento que esta na teoria de Vigotsky.
Segundo Freud, "o brinquedo e o brincar são os melhores representantes psíquicos dos processos interiores das crianças."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário