APRENDIZAGENS COM A AULA DE TEATRO


Evidências e Argumentações:

Ligação de partes do texto com a prática.

“A platéia é o membro mais reverenciado do teatro. Quando a platéia é entendida como sendo uma parte orgânica da experiência teatral, o aluno-ator ganha um sentido de responsabilidade...” Livro:Improvisação para o teatro.

Relação com a prática:
Os alunos gostaram muito de ser platéia, inclusive, um grupo queria apresentar do outro lado da sala e então foi aquela confusão, porque todos posicionaram as cadeiras para sentarem de frente para a apresentação. Eles aplaudiam depois das apresentações e quem apresentava aguardava a platéia se posicionar. Percebi então a veracidade das palavras acima do texto. O aluno-ator ganha um sentido de responsabilidade, pelo fato de existir uma platéia.

“A improvisação do texto Formas de abordagem dramática na educação, significa organizar, compor uma cena ou material cênico, sem preparo ou combinação prévia, no instante da ação.”
Texto: Formas de Abordagem dramática na educação.
Relação com a prática
A improvisação foi bem como o texto coloca, fiz as combinações iniciais, a organização dos grupos e as orientações em cada grupo. Eles criaram as cenas, inventaram, levaram a sério na hora de representar e as risadas e agitação paravam no momento da representação. Tudo isso sem ensaio, era inventado na hora.

A Psicologia do Jogo

Argumentos de aprendizagem:

Estimular o aluno para a aprendizagem é responsabilidade do professor.
Explicar os conteúdos através das brincadeiras e jogos simbólicos, ou jogos com regras, estamos dando oportunidade para que o nosso aluno seja estimulado para a aprendizagem. O aluno dessa forma não recebe o conhecimento pronto, ele constrói e reconstrói o seu conhecimento, sua aprendizagem é construída numa “descoberta” constante, o que é descoberto construído, nunca é esquecido, ele aprende brincando. Isso quer dizer, o aluno está sempre motivado para as tarefas, participa, questiona, planeja, sua auto-estima e confiança aumentam e ele supera as dificuldades das atividades.
Tudo isso é construído por nós professores, a aprendizagem é transmitida de forma lúdica, prazerosa, através de desafios e conflitos cognitivos.

O processo ensino-aprendizagem é natural, espontâneo, mas com o preparo e o planejamento do professor.
O professor deve conhecer os estágios de desenvolvimento dos alunos, as suas possibilidades e limitações que encontramos na teoria Piaget. O professor deve aproveitar o conhecimento que o aluno já tem e parta dele para novos conhecimentos, as Zonas de Desenvolvimento que esta na teoria de Vigotsky.
Segundo Freud, "o brinquedo e o brincar são os melhores representantes psíquicos dos processos interiores das crianças."

FORMAS DE RELAÇÃO DO SER HUMANO COM A MÚSICA

Aula presencial de Música dia 13 de Novembro de 2007

Evidência de aprendizagem:

Formas de Relação da Turma PEAD com a música.
A música Escravos de Jó acompanhada pela dança rítmica.
Existe intensidade, altura, velocidade, repetição dos versos
Os compassos foram muito bem representados pela turma.
A representação dos grupos com uma música utilizando as variações foi ótimo.
Com mais essa aprendizagem que se evidenciou neste dia pode-se:
Realizar esta atividade com os alunos não será mais simplesmente cantar, pode ser enriquecida trabalhando, intensidade, altura, timbre, compassos, etc.

Argumentação de Aprendizagem vivenciadas na aula presencial:
-A aula prática, a teoria transformada em ação;
-A ludicidade das atividades propostas:
-Esclarecimentos de dúvidas;
-Interação dos colegas e professores em pequenos e grandes grupos;







VISITA À 6ª BIENAL DO MERCOSUL

As evidências de aprendizagens

Um dia especial para mim. Quando a professora falou no início que a atividade é de vivência e o objetivo é ensinar o caminho. Onde é a Bienal? Ao final do roteiro compreendi o que ela queria nos dizer.
No Santander Cultural o artista Jorge Macchi tem várias obras interessantes, me chamou atenção o trabalho com os recortes de jornal, material simples e muito criativo.
Ex. “ ” os espaços vazios entre as aspas onde o nosso imaginário entra em ação. Seria um exercício para prestar atenção em alguém?
As obras com textos com espelhamento, formando outras imagens, outras interpretações.
A obra “Fonte”, tão simples e tão rica quando interpretada. Trabalha com a ilusão de imagens, luz, sombra, forma geométrica, usa bacias (material do cotidiano).
E muito mais...
No MARGS
O artista Öyvind Fahlströn nas obras apresenta quadros com muita crítica ao capitalismo, elementos que chamam a atenção usava pop art (símbolos), serigrafia na construção dos mapas com desenhos de críticas com os acontecimentos da época que chocam ao bom observador.

A segurança em descrever um pouco das obras que mais me chamaram a atenção, que mexeram mais comigo, evidenciou um conhecimento adquirido que antes não possuia.

Justifica-se a evidência do conhecimento adquirido pelas palavras da professora Rejane “Vivência, a experiência direto com a obra”.

Por que você ouve tanta porcaria?

O texto me fez refletir, será que os argumentos são verdadeiros? Durante a leitura começava a me questionar. Será por isso que não consigo escutar rádio por muitas horas?
“Um dos grandes provocadores da cena musical brasileira
nas últimas décadas, Nelson Motta escreve de Nova Iorque que tudo começa torto, com
as concessões de rádios parando nas mãos de pessoas por interesses políticos.
Paralelamente a isso, ele caracteriza as rádios como a principal lixeira musical do país,
não só no Brasil como em qualquer outro lugar.”
Para convencer a população o diretor artístico da rede Jovem Pam declara "Acredito que a música brasileira nunca esteve em um período tão criativo e de tão boa aceitação. Há uns dez, 15 anos, as rádios tocavam 80% de música estrangeira, e hoje é o contrário. Mesmo com os tchans e axés sertanejos, estamos ouvindo música brasileira", ressalta.
Quer justificar o acesso a lixeira musical pelo Ouvir música brasileira?
Será essa a evidência para não ouvir música internacional? Será mais uma politicagem?

Com os argumentos do texto conclui que devemos valorizar os músicos que se tornam independentes como exemplo Lobão. Vamos ouvir as músicas do Lobão.

Currículo, projeto pedagógico

As evidências
Ensino-Aprendizagem
Ler Tardif, Paulo freire, Henry Giroux, etc. nos fornece evidências para a prática do dia-a-dia.
Criar uma situação real, fundamentada em conhecimentos anteriores e continuados como cursos, leituras, oficinas, etc. é decisivo para facilitar no desenvolvimento prático. É preciso ler os teóricos e analisar seus pensamentos e adequar ao nosso cotidiano.
Paulo Freire era contra esse tipo de ensino onde o professor é um depositante e o aluno um depositário, incapaz de ler o mundo criticamente e tende a tornar-se alienado.Enfatiza a importância do erro não como um tropeço, mas como um trampolim na rota da aprendizagem.
É ótimo quando lemos os teóricos e na prática já realizamos o que dizem. Criar uma situação real, fundamentada em conhecimentos anteriores e continuados como cursos, leituras, oficinas, etc. é decisivo para facilitar no desenvolvimento prático.

Argumento de Aprendizagem

A publicidade utiliza muito de elementos da Arte, conseguimos identificá-los se temos conhecimento da história da arte. Foi ótimo o exercício sugerido para identificar e associar a uma obra de arte a imagens que consta na reportagem do Jornal Zero Hora.
“Os retirantes” de Cândido Portinari, retratando o desemprego de hoje, foi o escolhido por mim para representar um argumento de aprendizagem.

História da Arte


Um passeio pela História da Arte

“A arte é um encontro contínuo e reflexivo com o mundo em que a obra de arte, longe de ser o ponto final desse processo, age como iniciador e ponto central da subseqüente investigação do significado.”Michael Archer


A arte como conhecimento representa um dos aspectos mais ricos e significativos da produção humana em todos os tempos. A arte é o patrimônio cultural da humanidade e todo o ser humano tem direito ao acesso a esse saber.