Linguagem e Educação...















O texto “NÃO HÁ COMO ALFABETIZAR SEM MÉTODO? De Iole Maria Faviero Trindade, postado na Interdisciplina Linguagem e Educação em 2009, forneceu embasamento teórico para o desenvolvimento de um Plano de Aula. Observei aspectos importantes para trabalhar com crianças de 4 anos.
Um planejamento inicial deve ter aspectos importantes que respondam as questões que a autora descreve “Quem são os meus alunos?” No meu planejamento eles tem 4 anos e com isso pensar nas temáticas a serem priorizadas. Assim, como as atividades de produção individual, são importantes as atividades em grupos, a produção coletiva com a participação de toda a turma.
Mesmo que as crianças não estão alfabetizadas ainda, ler e contar histórias, o manuseio com os livros para crianças de 4 anos é muito importante. É a exploração da habilidade oral que fornece embasamento para as habilidades da leitura e escrita quando será alfabetizada.
Diante dos novos conhecimentos, não foi difícil o meu trabalho no estágio com a Educação Infantil com crianças de 3 anos de uma Escola Montessoriana.
A autora faz contribuições sobre a alfabetização e o letramento citando outros teóricos:
"Dos anos 90 em diante, nos demos conta de que não bastava olhar para o processo de apropriação da leitura e da escrita pela criança, seja em uma perspectiva piagetiana ou vygotskiana ou, ainda, em uma visão que buscasse compatibilizar as duas interpretações cognitivistas da construção do conhecimento. Práticas sociais da leitura e da escrita (ou arremedos dessas práticas) adentraram a escola para garantir não mais a alfabetização, mas o letramento das crianças desde o momento da aquisição inicial da leitura e da escrita. Não bastava mais que as crianças interagissem com todo o alfabeto de uma só vez, produzissem e lessem textos “do seu jeito”. Elas passaram de sujeitos que aprendiam, na exploração dos objetos de leitura e escrita, com menor ou maior intervenção de professores(as) e colegas, a sujeitos menos ou mais letrados, pelo conhecimento que possuíam de diversos portadores de textos quanto aos seus atributos, estrutura, conteúdo e funções, antes de ter iniciado a alfabetização escolar." (Kato, 1986; Tfouni, 1988; Kleiman, 1995; Soares, 1996).

Um comentário:

Geny disse...

Olá Magdalena!


Sua experiência com a educação infantil é significativa, com certeza quanto mais cedo à criança entrar em contato com o manuseio de material de leitura o processo de alfabetização vai ser mais fácil

Um grande abraço,

Geny