Educação Infantil-Construir novas idéias

A vivência na Escola Montessoriana durante as práticas do estágio me fez construir novas idéias sobre a Educação Infantil dos zero aos seis anos de idade. Tornei-me uma observadora das aprendizagens das crianças na faixa etária de três anos com as experiências realizadas durante o estágio. A princípio busquei na teoria de Montessori os argumentos para justificar os acontecimentos da sala de aula. Montessori (1975) através do estudo da criança e de suas experiências afirma que a linguagem escrita pode ser adquirida por crianças de quatro anos mais facilmente do que por aquelas de seis anos, para as quais começa geralmente a educação obrigatória. Montessori se refere a uma escrita espontânea que ela chamava de "explosão da escrita". O que se pretende na escola Montessoriana é que quando a criança escrever, aquele impulso tenha partido de dentro dela, revelando o seu mundo interior e não seja, apenas, a cópia comum de uma cartilha.
De fato aconteceu com alguns alunos na prática do exercício com a análise do som das letras. O aluno de 3 anos escreve com a caligrafia correta o som da letra inicial do seu nom "C" durante o exercício. Para mim foi uma surpresa mas para a escola esse acontecimento é normal, porque as crianças desde muito pequenas desenvolvem habilidades através de exercícios para a coordenação dos movimentos e conquista de uma maturidade psicomotora. Para Montessori (1975) quanto mais uma criança tiver oportunidade de usar suas mãos na "descoberta", maior será seu desenvolvimento mental e mais forte será o seu caráter. Para garantir a prática dos pressupostos de Montessori a escola oferece aos aprendizes um ambiente preparado com materiais de desenvolvimento de caracteristicas bem definidas, permitindo à criança chegar gradualmente e de acordo com seu ritmo, à conquista de novos conhecimentos.
A Educação Montessoriana tem 100 anos na prática de proporcionar possibilidades a cada criança para que construa o adulto, num processo pessoal em que é agente de sua própria educação: aprendendo a aprender, aprendendo a fazer, aprendendo a ser, como a UNESCO propõe aos educadores para o 3° milênio.

O autor Celso Antunes(2006) considera a Educação Infantil uma prioridade imprescindível. Para ele a Educação Infantil é tudo que significa "tudo aprender e tudo fazer" e argumenta: [...] a ciência mostra que o período que vai da gestação até o sexto ano de vida é o mais importante na organização das bases para as competências e habilidades que que serão desenvolvidas ao longo da existência humana.[...]
No PEAD, na disciplina Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica, estudamos sobre a Escola da Ponte onde as crianças são tratadas como crianças e não como alunos. Na iniciação cada aluno vai aperfeiçoando, até atingir a capacidade de prever uma gestão equilibrada dos tempos e dos espaços de aprendizagem. A criança revela competência de auto-planificação e avaliação de pesquisa e trabalho em pequeno e grande grupo.
Quando do conhecimento da Escola da Ponte, imaginava se possível existir uma escola assim.Hoje, com as vivências do estágio na Escola Montesoriana onde não presenciei indisciplina. Uma educação com atenção especial a Liberdade, o aluno adquire consciência de si mesmo, do outro, da sociedade e da escolha. Desenvolve a independência e a capacidade e a aquisição de regras sociais.Para nós educadores é preciso buscar na educação o caminho para fortalecer a crença de que se é capaz de criar e agir a mudança. Isto porque nos encontramos diante de tantas situações onde precisamos nos posicionar. Temos as referências teóricas e as vivências práticas é so escolher.
MONTESSOR, A Criança, Tradução de Luiz Horácio da Matta em 1975
Texto postado no Rooda Fazer a Ponte de José Pacheco- tema:Uma escola sem muros

ANTUNES, Celso. Educação Infantil - Prioridade Imprescindível, Ed.Vozes, 2006

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Magdalena!

Suas experiências e observações são importantes para a Conclusão do Curso, dá para se perceber a evolução de suas pesquisas referente à educação Infantil, como também a sua satisfação com os conhecimentos teóricos colocados na prática.

Obrigada por sua postagem!

Um grande abraço,

Geny