Estudos do Eixo V
As disciplinas do Eixo V contemplam novas expectativas e ampliam nossa formação. Avançar o máximo possível na construção do saber em cada uma, tornando o saber em uma ação com práticas organizadas de aprendizagens.
Somos aprendentes e ensinantes simultaneamente, qualificar as ações é um processo que não se esgota e o objetivo principal da aprendizagem escolar é que o aluno saiba utilizar seus saberes em situações não escolares. A ação educativa deve favorecer o surgimento de um homem livre, simples, criativo, participante, consciente de suas potencialidades e limites.
As disciplinas propostas me levaram a leituras prévias, assim, formular um pensamento questionador na realização das interações com a teoria, os professores, os tutores e os colegas PEAD.
No ambiente cultural em que se encontra a escola pública, acreditamos na importância da participação da comunidade na escola, onde há uma falta de interesse dos pais pela educação escolar de seus filhos. A preocupação principal dos pais é com a existência da escola, se há vaga, se há merenda, se faltam professores, mas em nenhum momento com a qualidade de ensino oferecido.
“Nessa sociedade, o ensino passa a ser percebido como mais uma “mercadoria” a ser adquirida de uma “unidade de produção” que é a escola.”
Com isso, despertou-me questões que acredito estarem presentes nas disciplinas deste semestre. O espaço da escola como sendo lugar de opções, onde o professor enxerga as influências e as conotações da vida, essas influências interferem na relação com as crianças e condicionam o aprendizado. O trabalho pedagógico pode ajudar a interpretação entre padrões culturais da criança e os conteúdos da disciplina? A participação da população na gestão da escola pública refere-se ao sentimento de medo que os pais das camadas populares experimentam diante da instituição escolar? “porque têm medo do filho ser reprovado”. Assim, com as aprendizagens ao longo deste semestre vamos argumentar algumas verdades e evidenciar algumas dúvidas, mas é provável que tenhamos ao final um objetivo bem definido.
Bibliografia:
PARO, Vitor Henrique.”Gestão democrática da escola pública”. São Paulo, 2002. Edit.ática.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Prezada aluna Magdalena suas expectativas são relevantes, consciente do perfil de homem que deseja passar como educadora. Parabéns uma excelente Reflexão! Desejo sucesso no semestre que estamos iniciando.
Professora: Geny Schwartz da Silva
Tutora – Seminário Integrador V
PEAD/FACED/UFRGS
Postar um comentário