Argumentações: novamente, o tempo estipulado para as apresentações foi pouco. Evidenciaram-se aprendizagens significativas e acréscimos em conhecimento em todas as disciplinas durante o semestre.
Mudanças ocorreram para mim nessa jornada em aprendizagens de Espaço e Tempo. Exemplos citados na Síntese e que poderiam estar presentes na defesa oral da mesma no dia 08/07/2008, mas foi preciso resumir.
Práticas realizadas com os alunos neste semestre.
As atividades realizadas com as turmas “emprestadas” não foram as únicas evidências de aprendizagem.
A seguir faço referência às atividades que realizei com os alunos no estágio do Magistério em 1999 e usei como exemplos mas com novos acréscimos. Hoje, após as aprendizagens de Espaço e Tempo em todas as disciplinas do semestre 2008/1, estas atividades, não serão mais apresentadas da mesma forma, elas serão bem mais exploradas e terão mais objetivos a realizar. Exemplos:
Brincadeira no pátio: selecionei uma dentre várias do arquivo de fichas.
A Foto é do fichário das atividades de E.Física.
Uma brincadeira de Educação Física e um dos grupos seria o ganhador.
Acréscimos construídos no Semestre 2008/1– Espaço ou Tempo:
A referência é da atividade prática que envolve estimativas: estimar distâncias, quantidade, velocidade, e tempo que se leva para realizar a tarefa de forma cooperativa e individualizada dentro de um determinado espaço físico. A estimativa será lançada antes do início da atividade com a formulação de questões desafiadoras para que se movam com interesse na busca pelas respostas. Quantas vezes cada grupo fará o trajeto transportando um aluno de cada vez? Os dois grupos farão a mesma quantidade de trajetos? Quanto tempo o grupo um levará para transportar todos? O grupo dois levará o mesmo tempo? Se demarcarmos uma distância maior, o tempo será o mesmo? Um aluno fará os registros das hipóteses levantadas, e outro fará o registro dos resultados obtidos após a brincadeira. O desenvolvimento da prática, as observações e os registros são componentes que levam o aluno, de estimativas hipotéticas, para um conceito mais próximo do científico.
Evidências de aprendizagens dos conceitos de Espaço ou Tempo se agregaram em minha jornada pedagógica, através de resultados da prática, do referencial teórico estudado, da interação virtual e presencial com colegas, tutores e professores.
Em Matemática:
A proposta do Jogo “dominó das subtrações” para memorização passou a ter mais elementos para trabalhar:
Proposta de Atividade: 1ªsérie
Crianças divididas em grupos.
Cada grupo recebe uma caixa de igual tamanho com diversas caixinhas pequenas de mesmo tamanho, (dominó)cada uma valendo 1.
As caixinhas pequenas devem ser colocadas dentro da caixa e não ultrapasse da borda.
A disposição das caixinhas dentro da caixa é de escolha de cada grupo.
Comparar a caixa preenchida com o outro grupo.
Foi utilizado para preencher as duas caixas o mesmo número de caixinhas?
Se cada caixinha vale 1, quantas caixinhas foram usadas para encher a caixa do grupo um?
E do grupo dois?
Qual o grupo que usou mais caixinhas?
Todos os espaços da caixa foram preenchidos?
Para preencher como podemos fazer?
Se colocarem as caixinhas de outro jeito"de pé" será que cabem a mesma quantidade?
Quantas camadas de caixinhas ficaram na caixa?
E cada camada tem quantas caixinhas?
Quantas colunas de caixinhas têm?
E se retirar uma quantas ficam?
Assim, pode-se afirmar que aprendizagens de Espaço e Tempo se evidenciaram neste semestre, e a partir deste, estarão presentes nas atividades propostas aos alunos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário