REFLEXÃO SOBRE DEFESA DA SÍNTESE
Dia 03 de Janeiro de 2008, às 14horas, com temperaturas passando dos 30º, transpirávamos mesmo com um ventilador de teto sobre nossas cabeças, de calor ou de ansiedade nossos motivos eram os mesmos. Todos queriam apresentar a defesa da sua síntese para a banca, da melhor forma e com as maiores informações possíveis sobre as aprendizagens do semestre.
Iniciadas as apresentações, evidenciou-se que o período de tempo determinado era pequeno para tantas experiências vivenciadas com os alunos, precisávamos defender resumidamente um semestre produtivo com pouco tempo. Mas evidenciou-se que o tempo determinado foi necessário.
A apresentação oral foi organizada seguindo as etapas do documento-síntese, mas em seguida percebi que não era possível, o tempo era curto, e instantaneamente foi preciso elaborar uma forma mais resumida de apresentar. Nesse pequeno momento a revelação foi de uma prática desenvolvida em sala de aula com os alunos, aquela que mais se destacou e que ocasionou evidências de aprendizagens.
Evidenciou-se na apresentação para a banca com defesa da Síntese do Portfólio de Aprendizagens do semestre 2007/2, foi além de um espaço avaliativo, mais que aprendizagens. É incentivador sentir colegas como parceiros no mesmo processo de crescimento e desenvolvimento compartilhando a mesma ansiedade para uma pequena apresentação, resumida, mas compreendida por todos do grupo. Aqueles eram momentos de diversos sentimentos e trocas, a cada apresentação novas conquistas e realizações.
Ao final de cada apresentação deveríamos avaliar o colega através de uma ficha, argumento não favorável e me senti despreparada para tal, porque tinha muitos questionamentos sem respostas. Em minha mente surgia a cada momento: Será que é assim? A forma como realizei a apresentação poderia ter sido diferente? Qual seria o mais correto de apresentar a defesa de uma síntese? Quais os critérios que a professora e tutora usaram para avaliar cada aluna/o? Onde podemos melhorar para uma próxima apresentação de trabalhos a banca? Não tenho certeza das respostas a essas perguntas, porque não ficou registrado para lermos a avaliação sobre nossas apresentações, mas o desafio foi vencido.
Assim, a cada final de semestre uma etapa de aprendizagens concluídas, isso não significa que terminou, significa sim acréscimos para o próximo. Dentre essas aprendizagens as possibilidades são de integrá-las as práticas pedagógicas no dia-a-dia escolar, oferecendo diferentes formas de relacionamento e variadas formas de exploração do saber científico apresentado até aqui.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário