Representação Pelo Mundo da Matemática
Argumentações sobre Classificação e Seriação:
Minhas propostas de atividades quando trabalhei com alunos foram interdisciplinar.
Um livro de história pode levar as crianças ao mundo imaginário e mágico da história como também trazê-los para uma produção real. Nessa produção pode-se ter como objetivo a classificação como no exemplo citado.
Explicando a atividade 4
A história do Livro “Colcha de Retalhos”
1º)No primeiro momento a apresentação do livro.
2º)Questionamentos sobre como separar os tecidos. As crianças responderam.
3º)Ler o livro
Até aqui foi uma forma de motivação para os passos seguintes.
4º)Atividade: confecção de uma colcha de retalhos como a do livro.
Material: muitos pedaços de tecido de três tamanhos diferentes: pedaço pequeno com bolinha, pedaço médio com florzinha, pedaço grande xadrez.
Como as crianças trabalham a classificação nessa atividade.
Agrupam os pedaços de tecidos por tamanhos:
Faz um monte com os pedaços de tecido pequeno de bolinha.
Faz um monte com os pedaços de tecido Médio de florzinha.
Faz um monte com os pedaços de tecido Grande xadrez.
Após
Montagem da figura com todos os objetos(pedaços de tecido)
A confecção da colcha de retalhos.
Seriação...
Após cada atividade realizada teremos um resultado que nos leva a modificar ou não a atividade. Pode-se explorar mais as brincadeiras citadas na atividade um da seriação.
Por exemplo: Demarcar com fita crepe no chão um quadrado para os que usam tênis, um triângulo para os que usam óculos, um circulo para quem tem cabelos compridos, um retângulo para os que sobraram. A brincadeira é "cada macaco no seu galho": quando a professora falar a expressão, cada um corre para dentro do espaço demarcado, conforme sua característica.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário