
Para que haja uma integração completa de todos os valores a serem transmitidos, o professor que é um guia, um orientador, que
considera o aluno como portador de conhecimentos, pensante, ativo e protagonista do processo de aprendizagem deverá ter, além da preparação técnica específica, um auto-conhecimento e estar em constante busca de aperfeiçoamento. Para isso deve elaborar um planejamento com corpo teórico atualizado, flexível e que funcionará como linha mestra, norteando as ações. É muito importante que o professor experimente antes de executar com seus alunos. Citarei a aula presencial de Ciências em 2008 onde nós professores realizamos desenhos de palavras abstratas.
Realizei a atividade com alunos de 5ªsérie "emprestados" em 2008.
Realizei a atividade com alunos de 5ªsérie "emprestados" em 2008.
Na semana passada (18-10-2010)a professora do 2°ano teve que se ausentar, as crianças realizavam exercícios de Matemática "continhas", estavam desmotivados. Pedi então que poderiam continuar a atividade de Matemática para quando a professora retornar.
Realizei com as crianças a seguinte atividade:
-entreguei uma folha em branco a cada criança e pedi para desenhar um "Sentimento".
Todos realizaram o desenho mesmo inicialmente acharem difícil desenhar um sentimento.
A professora quando retornou, gostou da atividade e explicou que ela veio em boa hora pois as crianças estavam ofendendo umas as outras, magoando os próprios colegas.
Observação: As condições de realizar a atividade se deve ao fato de um dia eu tê-la experimentado.