Conteúdos a serem assimilados


Brincando com o Tato.
As crianças da Educação Infantil a Agrupada II, turma de estágio, também tem conteúdos a serem assimilados. O conteúdo da semana foi os órgãos dos sentidos. A busca no referencial teórico foi para argumentar cientificamente sobre o tipo de prática utilizada em sala de aula. Sendo uma escola montessoriana, a primeira busca foi em Montessori, que nos deixou importantes contribuições no campo pedagógico. Propôs um método que partia do concreto para o abstrato. Para a autora, o desenvolvimento necessita apenas um ambiente adequado, estimulador, uma educação ativa, na qual a criança aprende pela experiência. Para Montessori a educação da inteligência é estimulada e alcançada por meio de lições com materiais para concretizar os conteúdos a serem assimilados. As evidências citadas são das práticas com as crianças de cheirar folhas de diferentes chás e o contato direto das mãos com areia, amido, algodão e provar suco de limão e açúcar. Práticas com envolvimento e interesse das crianças, isto é, lições com materiais concretos para a assimilação dos conteúdos. Para Piaget esta é uma ação assimiladora e ao ser assimilado a criança reage construindo novos saberes. Essas transformações dos instrumentos de assimilação constituem a ação acomodadora. Assim, segundo Piaget, o aluno é um sujeito ativo cuja ação tem dupla dimensão: assimiladora e acomodadora.

Referências:
Texto: Alguns materiais propostos por Montessori
Postagem no Rooda na disciplina Didática, Planejamento e Avaliação- 2009/2

Postagem no Rooda na Disciplina Psicologia I – 2007/1
Texto: BECKER, Fernando - O que é construtivismo? Revista de Educação AEC, Brasília, v. 21, n.83, p. 7-15, abr./jun. 1992.

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