Final do Estágio Curricular


























Essa experiência pretende ser uma inspiração, que teve um principal componente dentre a proposta pedagógica montessoriana, minha inteira paixão pelas crianças e pela atividade desenvolvida.
Existem alguns princípios gerais que servem de guia e que eu acredito serem universais, válidos para o desenvolvimento do ser humano, independente de sua classe social, nacionalidade ou contexto histórico. Mas o modo de aplicar praticamente esses princípios, isso deve ser obra da arte e da criatividade de cada um. Só a partir de um forte vínculo afetivo é que podemos iniciar qualquer processo educacional que vise a algo mais do que passar informações. Se queremos por nós mesmos o bem, se amamos a verdade, se procuramos a justiça, então seremos um exemplo convincente para a criança. A criança gosta de aprender e deve ser incentivada nesse gosto. Um bom educador não se improvisa, mas é resultado de longos esforços intelectuais e de um grande empenho de auto-educação.
Aristóteles declara que todo o conhecimento
humano tem origem em uma tendência básica da
natureza humana que se manifesta nas ações e
reações mais elementares do homem. Toda a
extensão da vida dos sentidos é determinada e
impregnada por essa tendência.
"Todos os homens, por natureza, desejam conhecer. Uma
indicação disso é o deleite que obtemos dos sentidos; pois estes, além de sua utilidade, são amados por si mesmos; eacima de todos os demais o sentido da visão."
Este trecho é altamente característico da concepçãodo conhecimento de Aristóteles.
Referências:
Texto: A CRISE DO CONHECIMENTO DE SI DO HOMEM
Postado no Rooda na Disciplina Filosofia da Educação em 22-04-2009.

Conteúdos a serem assimilados


Brincando com o Tato.
As crianças da Educação Infantil a Agrupada II, turma de estágio, também tem conteúdos a serem assimilados. O conteúdo da semana foi os órgãos dos sentidos. A busca no referencial teórico foi para argumentar cientificamente sobre o tipo de prática utilizada em sala de aula. Sendo uma escola montessoriana, a primeira busca foi em Montessori, que nos deixou importantes contribuições no campo pedagógico. Propôs um método que partia do concreto para o abstrato. Para a autora, o desenvolvimento necessita apenas um ambiente adequado, estimulador, uma educação ativa, na qual a criança aprende pela experiência. Para Montessori a educação da inteligência é estimulada e alcançada por meio de lições com materiais para concretizar os conteúdos a serem assimilados. As evidências citadas são das práticas com as crianças de cheirar folhas de diferentes chás e o contato direto das mãos com areia, amido, algodão e provar suco de limão e açúcar. Práticas com envolvimento e interesse das crianças, isto é, lições com materiais concretos para a assimilação dos conteúdos. Para Piaget esta é uma ação assimiladora e ao ser assimilado a criança reage construindo novos saberes. Essas transformações dos instrumentos de assimilação constituem a ação acomodadora. Assim, segundo Piaget, o aluno é um sujeito ativo cuja ação tem dupla dimensão: assimiladora e acomodadora.

Referências:
Texto: Alguns materiais propostos por Montessori
Postagem no Rooda na disciplina Didática, Planejamento e Avaliação- 2009/2

Postagem no Rooda na Disciplina Psicologia I – 2007/1
Texto: BECKER, Fernando - O que é construtivismo? Revista de Educação AEC, Brasília, v. 21, n.83, p. 7-15, abr./jun. 1992.