Mais um semestre chega ao final. O êxito é alcançado com a interação de todos com as disciplinas apresentadas. Em Psicologia II, o desenvolvimento das aprendizagens relacionadas à teoria e prática.
Aprender é ampliar cada vez mais as estruturas através da ação sobre o objeto e ação sobre o próprio pensamento. As estruturas já construídas garantem a continuidade, porém, reformuladas graças às novas assimilações. Teorias de Piaget trazidas na aplicação da prática do Método Clínico com acréscimos da professora são evidências em aprendizagens.
Da mesma forma, a disciplina de Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais possibilitou grandes debates em aula presencial. Trazer as realidades vivenciadas pelos colegas compartilhando experiências nesse grande desafio da inclusão de necessidades especiais, importantes aprendizagens se agregaram.
Filosofia para nos instigar a pensar. A criação do pensamento não tem limites. Conduzir o estudo acompanhado de trocas com colegas sob orientação dos mestres na interação com o texto de Kant, um dos filósofos que mais influenciou a formação da filosofia contemporânea e o de Adorno que desenvolveu uma teoria crítica da ideologia da sociedade industrial e de sua cultura.
A natureza social do saber. Você aprende quando faz.
Vivemos em uma sociedade onde discriminar ainda é fator da realidade. Compreender e saber lidar com esse preconceito a disciplina de Questões-Étnico Raciais propôs atividades que nos levaram a refletir. Construir o Mosaico Étnico-Racial com as crianças é um dos argumentos. O racismo sempre esteve associado à dominação de um povo sobre outro. “As diferentes cores evoluíram para adaptar o organismo a vários tipos de clima”.(revista super interessante-abril-2003). Precisamos trabalhar estas questões com os alunos.
A disciplina Seminário Integrador VI nos leva novamente a questões importantes. O desafio é lançado, tanto no Projeto de Aprendizagem, como também na trajetória PEAD, quais as certezas que temos e quais as nossas dúvidas, o que ainda queremos saber. Toda nossa caminhada se trilha nessas questões, nos tornando pesquisadores, construtores de conceitos individualmente e na cooperação e trocas dos grupos.
Finalizando o 6ºsemestre já argumentamos melhor, citando teóricos, comparando com as vivências escolares. A interação nos fóruns onde o relato da prática e experiências entre todos são evidências de aprendizagens.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Maria Magdalena! Traçaste aqui, de forma interessante e harmônica o teu percurso no semestra, através das interdisciplinas. E o fizeste muito bem, demonstrando intimidade e envolvimento com as reflexões propostas. Bonita trajetória! Bjs, Maura - tutora do SI
Postar um comentário