Síntese Final

Reflexão Síntese de Aprendizagens do semestre 2008-2.
As evidências de aprendizagens durante o semestre não foram passivas quando as levamos para a realidade escolar.
Muitas declarações nos fóruns sobre as realidades do cotidiano escolar, incluíram suas decepções e tristezas em não ter capacidade para resolver algumas situações.
As crianças vão para a escola cada vez mais cedo, ainda nem bem entraram no processo de socialização familiar e lá vão elas, aos 2 anos de idade, participar da socialização comunitária escolar. As crianças estão indo à escola para ser educadas e algumas, para ser criadas. O resultado é inevitavelmente a indisciplina.
O que fazer quando alunos levam "arma de fogo" para o espaço escolar? O colega Paulo em sua escola sentiu-se sem ação, intimidado.
A maioria dos professores em atividade hoje não teve no seu currículo profissional capacitação para exercer esse papel de formador.
A luta dos professores não pode ser levada com sucesso de maneira desvinculada da luta da população por melhores escolas.
Nós, futuros pedagogos percebendo-se de uma formação qualificada ainda não sabemos ao certo como proceder quando um aluno leva uma arma para o espaço escolar intimidando a relação entre educandos e educadores.
Acredito que se esta é uma prática social da comunidade, esta mesma sociedade deve ser participativa na solução do problema.

O INÍCIO...


Um resumo do início do trabalho docente. A nomeação é pelo Estado como Agente Educacional Interação com o Educando. Na época da nomeação estudava na ULBRA, cursava Letras, mas por causa do salário baixo cancelei a faculdade. Fiquei triste porque não iria concluir minha graduação, por outro lado, fiquei feliz por iniciar minhas atividades em uma escola na área em que me formei o Magistério, e estar entre os alunos.
Minha formação inicial no PEAD contempla toda uma expectativa, além de dar continuidade na formação e acréscimos em saberes na área da informática também evidenciamos qualidade nessa formação.

Trabalhadores Docentes

Argumentos sobre o trabalhador docente:
Sobre a situação atual da formação a Constituição Federal de 1988 no inciso V dispõe que a valorização dos profissionais da educação escolar deve ser garantida através de “planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas”. Por isso da importância para nós profissionais da educação a formação em nível superior. A qualificação está sempre em primeiro lugar em seguida o plano de carreia e por último o aumento salarial. Mas muitas vezes não é assim, por necessidade o trabalhador docente objetiva o acréscimo no salário em primeiro lugar.
Com tudo isso o mais importante é observar professores extendendo suas aulas para além da sala de aula, ampliando o trabalho docente, socializando as aprendizagens.

Projeto de Aprendizagem

Trabalhar com Projetos de Aprendizagem evidencia interesse para novos saberes. Ficamos atentos sobre informações relacionados aos temas. Esses acréscimos são argumentos fortes de mais aprendizagens sobre o assunto.
Dentro deste contexto deixo o link para o Programa de televisão, Vida e Saúde, exibido dia 25/10/2008 pela RBS-TV.
Ervas Medicinais.