Reflexões sobre Aprendizagem

Para os Professores
Para que consigamos transformar a escola em real espaço de aprendizagem, fonte de construção de conhecimento e fonte de prazer tanto para alunos como sujeitos pensantes, criativos e capazes de frente ao novo, lenvantar hipóteses, fazer a interlocução com seus pares, estabelecer relações, definir procedimentos, agir coletivamente e avaliar, como para os professores que planejam, que coordenam uma aula - laboratório, organizam o espaço de aprendizagem, que fazem as intervenções adequadas instigando os alunos pela busca do conhecimento, que garantem o Direito a Educação enfim, formadores de verdadeiros cidadãos construtores de uma vida mais justa e mais feliz para todos, precisamos:
Conhecer nossos alunos, etapas do desenvolvimento, construção de regras, construção da moral;
Saber como acontece a aprendizagem, como nos apropriamos de um código escrito, como estrujturamos conceitos, ou seja, ter um corpo teórico que sustente a aprendizagem;
Considerar o aluno como portador de conhecimentos, pensante, ativo e protagonista do seu processo de aprendizagem;
Conceber o erro como uma hipótese do sujeito que pensa, sinalizador do não saber do aluno e como tal, importante para definir intervenções do professor;
Entender a aprendizagem como um ato social;
Oportunizar a estruturação dos grupos de trabalho;
Elaborar um planejamento com corpo teórico atualizado, flexível e que funcionará como linha mestra, norteando as ações;
Trabalhar com projetos.
Arlette Y.Mabilde
Pedagoga

Nenhum comentário: