A disciplina Eletiva Laboratório em Ciências II cursada neste semestre 2010/2 proporcionou reflexões sobre o ensino em Ciências. Os argumentos são referente a mudança nas concepções sobre o Ensino de Ciências que, de agora em diante, será chamado de Educação em Ciências. O ensino é entendido por alguns, como o ato centrado na transmissão de informações. Neste sentido, a palavra educação, por sua vez, vai além do ensino: tem como foco, a aprendizagem dos alunos. A Educação em Ciências tem como objetivo tornar informações em meios para a construção de conhecimento, por meio de atividades que possam favorecer a parceria entre professores e alunos nessa caminhada.
O argumento básico da reflexão de um educador é vivenciar as práticas no estudo de Ciências. As vivências do professor serão o incentivo para mudanças que podem ser adquiridas no dia a dia com seus alunos. Isto se evidenciou em Práticas Pedagógicas vivenciadas por mim neste semestre realizado com um grupo de professores no curso de extensão “Trilha Ecológica”. Tinha como proposta vivências dos professores em meio a natureza com oficinas do ar, terra, água, reciclagem e vida silvestre interligando diversas atividades no decorrer da trilha.
Na trajetória PEAD certificamos as habilidades de sermos professores e uma formação de qualidade e competências. No texto da professora Luciane Corte Real, encontra-se suporte teórico para essa reflexão. A autora fala dos efeitos de uma experiência vivida e não previsível. São explicações dadas por um observador. Nesse sentido, ela aponta para Maturana (1999, p. 265) que: "... a realidade que vivemos depende do caminho explicativo que adotamos, e este depende do domínio emocional no qual nos encontramos no momento da explicação". São as práticas pedagógicas que vem se realizando, aplicados em projetos inovadores.
CAPÍTULO 2.3 DA TESE: APRENDIZAGEM AMOROSA NA INTERFACE ESCOLA – PROJETO DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIA DIGITAL de Luciane Magalhães Corte Real, PGIE/UFRGS, 2007.
2.3 O APRENDER COMO TRANSFORMAÇÃO ESTRUTURAL NA CONVIVÊNCIA (HUMBERTO MATURANA