Foco Investigativo...

Para Montessori, liberdade é uma consequência do desenvolvimento. É a construção da personalidade, alcançada pelo próprio esforço e pelas suas experiências.
A organização física da "sala de aula" respalda as relações interpessoais, onde a ação individual reflete a coletiva, propiciando o trabalho compartilhado, cooperativo e de não competição.
Com formação em Medicina, Montessori empregou um método baseado diretamente na observação do desenvolvimento e comportamento da criança com contribuições científicas.
O espírito de observação se instalou na minha prática curricular na escola do Estágio, baseada no método educacional montessoriano.
No contexto de observação e práticas muitas aprendizagens foram acrescidas na minha formação pedagógica. O momento é especial para encontrar o foco investigativo com as experiências vivenciadas na sala de aula da Agrupada II(crianças de 3 e 4anos) no estágio.
Os argumentos são as experiências com os alunos e as evidências terão o apoio do referencial teórico de Maria Montessori, criadora do método em referência, Lubienska de Lenval que trabalhou com Montessori por vários anos em Roma. Em Piaget sobre o Desenvolvimento e a Aprendizagem, Epistemologia Genética e construção do Conhecimento, etc.

Início do Semestre 2010/2

O Trabalho de Conclusão de Curso será desenvolvido na Educação Infantil no Sistema Montessori de Educação.
Evidenciou-se no estágio a verdadeira conquista na aprendizagem das crianças pela prática do silêncio. O silêncio favorece o pensamento, a aquisição de conhecimento.
O exercício para a prática do silêncio é a aula de "linha". Maria Montessori, observando as crianças andando sobre os trilhos do trem e muros, notou que esse exercício trazia as crianças grande satisfação, pelo fato de exigir um enorme domínio corporal, concentração e esforço muscular. Montessori resolveu traçar uma linha em suas salas de aula, criando uma sequencia de exercícios para o aprimoramento da atenção, da coordenação dos movimentos, da concentração e da recomposição interior.
Constatou-se na prática que esse exercício prepara a criança para as diversas atividades propostas em sala de aula realizadas com calma, harmonia e concentração.
"A lição do Silêncio tem grande valor educativo, conduz a um verdadeiro domínio de si, qualidade sem a qual não pode haver disciplina nem verdadeira liberdade". Lubienska de Lenval